Invasão Feminina 2010 – Dia Internacional da Mulher
Dia 07 de março de 2010, haverá outra invasão feminina às paredes das montanhas da Urca, em comemoração ao Dia Internacional da mulher (8 de março).
O evento reúne escaladoras de diversos lugares do Brasil e principalmente do Rio. Ninguém sabe ao certo quando começaram as invasões femininas, já aconteciam esporadicamente desde 1980, mas em 2005 algumas lindas, criativas e alegres meninas decidiram oficializar a brincadeira que reuniu nove escaladoras de dois clubes excursionistas, o Carioca (CEC) e o Rio de Janeiro (CERJ), no Morro do Cantagalo .
Em 2006, infelizmente tivemos a morte de uma amiga na montanha e não houve clima para comemorações.
Mas 2007, a Sol criou a lista Mulheres na Montanha e foi criada a primeira camiseta do evento, com desenho da Márcia Poppe, que teve dois dias para dar asas a imaginação. Nesse ano foram 38 mulheres e a comemoração ganhou o apelido de “Tititi no Babilônia” agrupando após a escalada, cerca de 60 praticantes do esporte em uma bela confraternização, com direito a camiseta, fotografias e muita animação.
Entre as participantes estavam escaladoras da velha guarda, guias e instrutoras experientes, praticantes de final de semana e aquelas recém saídas de seus Cursos Básicos, além é claro de algumas alunas. Mulheres de todas as idades, diferentes profissões e estilos de vida, com um algo em comum muito especial, o amor pelas montanhas, pela natureza e pela vida ao ar livre.
Já em 2008, com a aproximação do Dia Internacional da Mulher e do “Tititi”, o encontro das escaladoras foi na Praça General Tibúrcio. Desde as 8 horas da manhã de sábado as mulheres invadiram o Morro da Babilônia e depois se reuniram no conhecido “Último Móvel”, o Trailer da Dona Elza, em frente à Praia Vermelha, onde em meio a muitas fotos, risadas e “tititi” foram sorteados pela primeira vez dois prêmios para as participantes. Uma linda cadeirinha “rosa” da Kailash e um mês de muro de Escalada Limite Vertical. Participaram 78 mulheres.
Em 2009 foram 122 coalhando de lilás (a cor da camiseta do evento) as paredes do Morro da Urca, Morro da Babilônia e Pão de Açúcar.
Esse ano “Convidamos todas as mulheres a escalar na manhã de domingo, dia 07 de março na Urca , e na hora do almoço participar da grande comemoração próximo ao trailler da tia Elza ( a “tia” do cachorro-quente) na Praia Vermelha”. E claro, não esqueçam de assinar o livro e marcar sua presença nesse evento pra lá de feminino e radical. Sejam muito bem vindas ao mundo das montanhas e unhas pintadas!