Dia: 15 de setembro
Horário: 19h
Local: CEB
Av. Almirante Barroso nº 2 – 8º andar
Galera,
Nossa reunião com o Minc é hoje!
Gostaria de lembrar da importancia de termos um número significante de montanhistas no dia, afinal temos recebido um apoio MUITO importante do Minc para todas nossas causas.
É interessante todos saberem que o Minc nunca pediu nada em troca – ele dá todo esse apoio de forma incondicional! Assim peço a todos que se programem para essa reunião. Estar lá é uma bela forma de ajudar.
Em 2006 tivemos uma reuniao com o Deputado Carlos Minc, onde apresentamos uma serie de reivindicaçoes, cuja pauta da reunião transcrevo mais abaixo, e como podemos ver praticamente em todos os assuntos tivemos apoio do Minc – seja como deputado seja como Ministro do Meio Ambiente!
Diante de um resultado tao positivo, marcamos a reunião do dia 15.
Assim, previamente, peço pra vocês ajudarem a elaborar qual sera nossa pauta de reivindicações para essa nova reunião Ainda é possivel sugerir assuntos para pauta!
Reivindicações
1 – Reconhecimento por parte do Ministério do Esporte da existência do Montanhismo
2 – Reconhecimento das entidades representativas dos montanhistas como interlocutores qualificados e responsáveis junto aos administradores das unidades de conservação federais para assuntos que envolvam a prática destas atividades no perímetro e no entorno das referidas UCs. Admissão destas entidades representativas nos Conselhos Consultivos das UCs onde exista interesse para a prática do Montanhismo.
3 – Fim da obrigatoriedade da contratação de condutores de visitantes para ingresso e prática de caminhadas e escaladas nas unidades de conservação federais. Defendemos a valorização do serviço de guias e condutores e visitantes locais em caráter opcional!
4 – Reconhecimento da existência de uma categoria diferenciada de freqüentadores das unidades de conservação federais dos turistas convencionais: a dos montanhistas (escaladores e caminhadores),
5 – Não às licitações para concessão de serviços de caminhadas e escaladas em Unidades de Conservação – e também de outros esportes de aventura – que obriguem as pessoas a deles se valerem dentro dos limites das unidades.
6 – Que os Planos de Manejo das unidades onde a visitação é permitida (parques, monumentos naturais e unidades de conservação de uso sustentável) sempre contemplem a prática do Montanhismo de mínimo impacto, tal como tradicionalmente praticado pelas entidades representativas do esporte.
7 – Apoio para a luta contra o fechamento de vias públicas que dão acesso a muitas áreas de escalada
8 – Apoio contra projetos de lei, que querem “regulamentar” com absoluto desconhecimento de causa e de propósito os esportes de aventura
Abraços
Bernardo