O sistema de graduação brasileiro de vias de escalada tem na duração um dos critérios de classificação. A letra D representa a duração da via, que pode variar de poucas horas (D1) até Expedições a locais de acesso remoto com longa aproximação e muitos dias de escalada (D7).

No Brasil existem diversas vias de longa duração. Um bom exemplo é a “Place of Happiness”, 8º (IXa), 850m, na Pedra Riscada, conquistada em 11 dias em 2009, que teve sua primeira repetição em dois dias em agosto de 2010 em 18 enfiadas após duas tentativas de outras equipes que não alcançaram o cume.

Como se preparar para escaladas tão longas?
O que passa na mente de pessoas que encaram esse tipo de desafio?

Sergio Ricardo, escalador mineiro residente no Rio de Janeiro repetiu essa via em julho deste ano e vem bater um Papo de Montanha conosco sobre Escaladas de longa duração. Ele conversará sobre esta repetição e sobre outras experiências, quando poderemos aprender um pouco com escaladores desse nível e compartilhar esse “lugar de felicidade”.

Esperamos você no CEL. Venha na versão presencial. Relembre depois pela internet.

Não perca. O Papo é franco e a entrada também.

PALESTRANTE: Sergio Ricardo
QUANDO: Terça, dia 16 de setembro, às 20h
LOCAL: Clube Excursionista Light, Av. Marechal Floriano 199/501, Centro do Rio de Janeiro
Evento: https://www.facebook.com/events/707167739336799/

 

O Papo de Montanha é um iniciativa do Clube Excursionista Light, que visa difundir conhecimento entre os montanhistas, através de um ciclo de palestras e debates. Sempre na terceira semana de cada mês.​

Claudney Neves
21 99676-4450
https://www.facebook.com/claudney.neves
www.celight.org.br
www.eene.com.br
www.escaladanoceara.com.br
www.riocaminhadas.com.br