Acontecem nos dias 28 e 29 de maio (sábado e domingo), no Acampamento Base Marins, a já tradicional Abertura da Temporada de Montanha do Pico dos Marins e Região com o IV Ciclo de Palestras – Atividades em Montanha.
O evento marca de forma oficial a abertura da temporada de montanha e turística do Pico dos Marins, maior montanha dentro do estado de São Paulo, e toda a região envolvendo seu entorno, bem como os municípios circunvizinhos.
Na programação as tradicionais palestras e atividades, sempre com os assuntos relacionados à montanha, como meio ambiente, legislação e comportamento dos visitantes em ambientes naturais, no sábado dia 28 de maio teremos a abertura oficial acontecendo às 14h, logo em seguida os seguintes assuntos com os respectivos palestrantes:
14h10h “A observação de aves: esporte, lazer, ciência e arte.” com Luiz Fernando de Andrade Figueiredo. Médico e observador de aves, um dos fundadores do Centro de Estudos Ornitológicos (1984), é o atual Primeiro Secretário do Centro de Estudos Ornitológicos ( www.ceo.org.br ), autor de diversos artigos de ornitologia e observação de aves. Organizador do site do Centro de Estudos Ornitológicos, onde estão disponíveis informações diversas sobre as aves e observação de aves, destacando-se a lista de Aves do Município de São Paulo, lista de Aves do Estado de São Paulo, Dicionário de Nomes em Português das Aves Brasileiras, livro Vermelho das Espécies de Aves Ameaçadas de Extinção no Estado de São Paulo.
15h – “Regularização Fundiária em Unidades de Conservação” com André Ilha. Administrador de empresas, ex-presidente do Instituto Estadual de Florestas do RJ por três vezes, atualmente ocupa o cargo de Diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do INEA – Instituto Estadual do Ambiente do RJ. Escalador desde 1974, formado em guia de escalada em 1980 pela então Federação de Montanhismo do Rio de Janeiro, conquistou mais de 570 vias de características diversas em nove estados diferentes, mas principalmente RJ, MG e ES, mais de 50 delas atingindo cumes virgens de montanhas. Co-autor do “Catálogo de Escaladas do Estado do Rio de Janeiro”, de 1984, publicado pela Flumitur, primeira obra do gênero no país, também co-autor do “Guia de Escaladas da Zona Sul e das Ilhas Costeiras do Rio de Janeiro”, de 2011, além de dezenas de artigos sobre escalada publicados em revistas do Brasil e, principalmente, do exterior, fundador, em 1990, do Grupo Ação Ecológica (GAE), entidade ambientalista fundada por montanhistas do RJ.
16h – “Plano de Manejo da APA da Serra da Mantiqueira” com Clarismundo Benfica. Formado em administração de empresas, funcionário concursado do ICM-BIO / MMA – Ministério do Meio Ambiente é o atual Gerente-chefe da APA da Serra da Mantiqueira.
Como atividades na sequência das palestras teremos:
17h – Oficina de Nós e Voltas com Samantha Shu e Silvério Nery da FEMESP – Federação de Montanhismo e Escalada de São Paulo. Para a oficina é preciso fazer gratuitamente uma inscrição previa, pois neste caso o numero de participantes estão limitados a 15 pessoas. Para tanto os inscritos deverão trazer os seguintes equipamentos: – um pedaço de corda (1,5-2m), um mosquetão HMS e uma fita tubular. Equipamento opcional (para execução de algumas técnicas), 2 mosquetões diversos com trava, anel de fita de 60cm, freio tubular (ATC). Também durante o evento haverá um mini-lançamento do Guia de Escaladas da Zona Sul e das Ilhas Costeiras do Rio de Janeiro de autoria de Kika Bradford e André Ilha. Este guia descreve 283 vias de escalada situadas em 11 montanhas, 6 ilhas costeiras e diversas falésias (paredes isoladas de pequena altura) da Zona Sul do Rio de Janeiro. Além de uma descrição pormenorizada em português e inglês, cada via é apresentada em cuidadosos foto diagramas para maior precisão quanto à sua localização, e belas fotos de ação procuram transmitir o espírito e a diversidade da escalada na Zona Sul da cidade. O guia contou com o patrocínio do Matte Leão.
19h30 min será servido o tradicional jantar de confraternização com o famoso Cozidão Caipira (Sopão da Montanha) e a partir das 20:00 horas no telão, serão exibidos filmes de montanha.
No Domingo haverá um passeio ate o topo do Pico dos Marins com saída prevista para 07h30min da manhã com retorno previsto para as 16 horas.
As palestras e a oficina de nós são totalmente gratuitas, já o passeio e o jantar serão pagos a parte com um pacotão incrível no valor de R$ 50,00 por pessoa com direito ao passeio ao Pico dos Marins, camiseta do evento, jantar e camping. Atenções às inscrições para o passeio deverão ser pagas antecipadamente, consulte através do e-mail: [email protected].
O evento é uma realização da Big Mountain Promoções e Eventos, com promoção do Acampamento Base Marins, divulgação em mídia do site www.webventure.com.br ,apoio institucional da APA da Serra da Mantiqueira, Centro de Estudos Ornitológicos, FEMESP, conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, site O Marinzeiro, Max Point Brasil e dos Amigos da Base Marins. Outras informações no site: www.basemarins.multiply.com.
Muito obrigado a todos que de alguma forma contribuem para que possamos todos os anos realizar este evento.
Milton Gouvêa Franco
Acampamento Base Marins.