Nesta quinta 29/09, às 20 horas
Gustavo Silvano e Claudia Faria estarão no Clube Excursionista Light – CEL, nesta quinta, especialmente para nos contar como foi a aventura para abrir a via Paredão Bernado Collares 6º/7B A0/A2 E3 D4,  na Pedra da Agulha em Pancas/ES, uma montanha imponente e temida até pelos escaladores mais experientes. Sua primeira ascensão data de 1959, mas só foi repetida 10 anos depois.

Para ajudar a contar essa história, serão apresentados autênticos equipamentos de escalada e conquista utilizados de 1912 a 1959, além de algumas fotografias que fazem parte da exposição fotográfica que acontecerá no CEL durante o mês de outubro (às terças e quintas de 19h as 22h)

Não perca a oportunidade de conhecer os detalhes da expedição que além de constituir um marco na escalada feminina, concretizando o sonho da paulista Claudia Faria em abrir um Big Wall, é também a conclusão do projeto do carioca Gustavo Silvano em abrir e escalar os três picos mais altos de Pancas (Pedra da Gaveta, Pedra do camelo e agora a Pedra da Agulha).

Esta via foi dedicada ao Bernado Collares e gentilmente doada para o CEL.

“Paredão Bernardo Collares”  para que ele seja lembrado sempre nas alturas dos mais belos picos” Gustavo Silvano

 

Sobre os palestrantes:

Claudia Faria
Professora de Yoga na Casa de Pedra, em São Paulo, pratica escalada esportiva e boulder há mais de 10 anos. Viveu na França e Espanha onde teve oportunidade de escalar Cuenca e Fontainebleau.

Gustavo Silvano
Escala desde os 10 anos de idade e aos 17 abriu a 3ª via do Sino, é co-fundador da Aguiperj e sua especialidade é escalar em lugares virgens.

 

Palestra sobre a abertura da via ” Paredão Bernardo Collares”
29 de setembro, às  20 horas
Clube Excursionista Light – CEL
Av. Marechal Floriano, 199/ 501 – Centro, em frente ao Centro Cultural da Light