Dando continuidade ao que está se tornando uma tradição no Rio de Janeiro, no último domingo (7 de março) um pouco mais de uma centena de escaladoras se reuniram para celebrar antecipadamente o Dia Internacional da Mulher, dominando as paredes do Morro da Babilônia. Apesar de a festa ter sido ameaçada pelo forte chuva que abalou o Rio no sábado, no domingo o dia amanheceu promissor e no decorrer da manhã o sol apareceu para iluminar as escaladoras e secar o restante das vias da Babilônia que ainda se encontravam molhadas.
Segundo os registros oficiais estiveram presentes 112 escaladoras do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Brasília e Paraná. A delegação paulista contou com a presença da diretoria da FEMESP (incluindo o nosso querido presidente que foi escalar no Pão de Açúcar) sendo 7 escaladoras no total, número que cresce lentamente com o passar dos anos; esperamos contar com um número maior de escaladoras no futuro!!
Após a escalada a mulherada e um número também crescente de homens (os fotógrafos) se reuniu na praça General Tibúrcio para confraternização, sorteio de cadeirinhas e necessaires cor-de-rosa e uma bela homenagem a Cionyra Ceres Hollup, montanhista pioneira que foi a primeira mulher a ser presidente e diretora técnica de um clube de montanhismo, o Centro Excursionista Carioca (CEC). Cionyra é esposa de Tadeusz Hollup, um grande conquistador do montanhismo brasileiro, e dedicou sua vida às montanhas também havendo contribuido com a conquista de vias clássicas no Rio de Janeiro.
O evento contou com o apoio da Deuter, da Três Picos Confecções e da Kailash.