Debates, palestras e cursos buscam canais de diálogo entre academia, parlamento, Poder Público e demais segmentos da sociedade sobre os rumos das lutas para preservar a qualidade de vida no Brasil e no mundo. É uma longa história, que tem início em 1984 com a realização do Primeiro Congresso em Defesa do Meio Ambiente, em um tempo em que a palavra “ecologia” ainda não fazia parte do léxico do nosso cotidiano. Apenas oito anos depois aconteceu a Conferência Rio 92.

Promovido há três décadas pelo Clube de Engenharia, em uma parceria histórica com o Crea-RJ, o Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente é um dos primeiros fóruns organizados pela sociedade brasileira para debater, tanto do ponto de vista científico e técnico quanto do ponto de vista político, questões relacionadas ao meio ambiente e seus temas correlatos. Em 2015, sua décima primeira edição, o tema central é Água e  saneamento.  

A escassez no abastecimento da região sudeste e suas  consequências, o Plano Nacional de Recursos Hídricos, a universalização do acesso à água potável e ao saneamento básico, a despoluição da Baía de Guanabara para as Olimpíadas de 2016 e as possíveis soluções para a escassez que se abateu sobre o Sudeste serão alguns dos temas levantados por palestrantes e debatedores ao longo dos dias 24, 25 e 26 de  junho. 

PROGRAMAÇÃO

Clique aqui para ver a PROGRAMAÇÃO dos três dias do XI Congresso Brasileiro de Defesa do Meio Ambiente.    

INSCRIÇÕES

Clique aqui para as informações sobre as inscrições para estudantes e interessados em geral. As vagas são limitadas.

CHAMADA DE TRABALHOS – ATÉ 05 de JUNHO

Clique aqui para acessar o edital com as informações para a apresentação de trabalhos técnicos.