O projeto Abertura da Temporada de Montanhismo – Resende inova o cenário do montanhismo na região, uma vez que tem por finalidade difundir o esporte e divulgar o potencial existente para a realização da prática do montanhismo no município de Resende.
O evento é uma realização do Grupo Excursionista Agulhas Negras (GEAN) em parceria com a Prefeitura Municipal de Resende e acontecerá nos dias 24 e 25 de maio de 2014, para um publico estimado de 100 participantes. Conta com o apoio da Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ), Parque Nacional do Itatiaia e Parque Estadual da Pedra Selada.
A ATM RESENDE tem como objetivos:
Divulgar a prática esportiva do Montanhismo em suas duas modalidades: caminhadas e escaladas.
Divulgar e fortalecer o turismo no município, fortalecendo a ideia de que a cidade de Resende deve ser pólo nacional de Turismo Ecológico e de Aventura, em especial no Turismo de atividades de montanha.
Divulgar a rica história do montanhismo brasileiro que teve parte de seus capítulos mais importantes escritos no município de Resende e região.
Programação do evento:
24 DE MAIO – SÁBADO
Local: Espaço Z – Avenida Gustavo Jardim s/n – Centro
– Exposição Fotográfica “Atrativos Naturais de Resende e Região”
– 13:30 horas – Abertura do Evento
– 14:00 horas – Palestra História do Montanhismo em Itatiaia com Waldecy Lucena
– 15:30 horas – Palestra Transformando Sonhos em Realidade com Karina Filgueiras
– 17:00 horas – Confraternização / coffe break
– Durante todo o evento terá venda de camisas da ATM
25 DE MAIO – DOMINGO
– 06 horas – Concentração no Espaço Z e saída para o Planalto do Itatiaia (PNI) e Pedra Selada (PEPS)
– Subida dos grupos (dois) ao Pico das Agulhas Negras (PNI) e Pedra Selada (PEPS)
– Terminada a subida dos dois cumes o evento será considerado oficialmente encerrado.
Sobre as palestras:
História do Montanhismo em Itatiaia – Através de fotos históricas, Waldecy irá fazer um breve relato da presença de montanhistas no Planalto de Itatiaia.
Palestrante: Arquiteto, montanhista há 30 anos, sendo que metade deste tempo dedicado a pesquisa e a preservação da história do montanhismo brasileiro. Autor do primeiro livro sobre o tema: História do Montanhismo no Rio de Janeiro (dos primórdios aos anos 1940), lançado em 2006. Atualmente é presidente do Centro Excursionista Rio de Janeiro – CERJ.
Transformando Sonhos em Realidade – Na palestra a montanhista Karina Filgueiras, fala de sua trajetória como montanhista e escaladora. Relata desde as primeiras conquistas, do processo evolutivo, do amadurecimento, do preparo, logística e dificuldades encontradas para abrir vias de parede, principalmente da experiência e desejo de abrir vias de parede em solitário. Karina faz uma correlação de como com planejamento, organização e definição de metas foi possível “transformar meus sonhos em realidade”.
Palestrante: Em 2011, fez a primeira conquista feminina em solitário do Brasil na Pedra do Baú, a VIA TRANSBAÚ (D3 – 5sup – VIIa) com 280 metros. Fato inédito e que se tornou um marco na história do montanhismo feminino brasileiro.